sexta-feira, 20 de junho de 2025

Teoria: Atômico e os deuses mecânicos (Ben 10)

 Ben 10 é uma franquia muito querida pra mim. Até os 11 anos, era o meu mundo. Até hoje eu gosto, apesar de não ser mais como antes. É uma nostalgia que eu imagino que seja semelhante ao que pessoas que nasceram nas décadas de 70-80 sentem por desenhos como He-Man e Thundercats. Enfim, é uma franquia com um universo muito rico, e isso é bastante convidativo para alguém como eu, que gosta de formular teorias. E o foco de hoje é Atômico, um dos mais poderosos aliens do Ben.

 Apesar de ter sido primeiramente mencionado no episódio 46 do clássico, "Ken 10", como um dos aliens que Ben 10.000, uma possível versão futura de Ben, tinha acesso, Atômico apenas foi estrear de verdade no episódio 190 da franquia, o final da quarta temporada de Ben 10: Omniverse, "Por Mais Alguns Cérebros", onde ele foi desbloqueado por Azmuth e lutou contra Albedo.

Atomix | Ben10Hero  

 Nos dias antes da estreia de Força Alienígena, reprises de episódios do clássico continham pop-ups informativos, muitas vezes usando informações da produção de AF. Alguns desses pop-ups eventualmente acabaram tendo sua informação usada no desenho (como a rivalidade entre Eon e o até então misterioso viajante temporal Paradoxo), e outras informações foram ignoradas ou retconadas. Um desses pop-ups afirma que, supostamente, a armadura do Azmuth em O Segredo do Omnitrix foi baseada nos "deuses mecânicos" cultuados pelos galvanianos pré-históricos.

 
Pode ser uma ilustração 
Pode ser um doodle de texto que diz "AZMUTH ANCTENT" 
 Levando em conta as semelhanças físicas, acho bem plausível que esses "deuses mecânicos" não sejam ninguém mais do que a raça do Atômico.
 
Nenhuma descrição de foto disponível. 
 
 E eu vou além.
 
 Segundo Força Alienígena, o símbolo do Omnitrix não é exclusivo dele e é, na verdade, o símbolo universal da paz, símbolo este que também está no peito do Atômico. 
 Nenhuma descrição de foto disponível.
 
 O Atômico é um dos poucos aliens que muda a personalidade do Ben, deixando-o mais formal, nobre e heroico. Quando algo assim acontece, é sinal de que esses são traços gerais da espécie. Rath deixa o Ben irritado e burro porque appoplexianos são assim. Artrópode deixa o Ben inteligente e arrogante porque cerebrocrustaceanos são assim. Por essa lógica, Atômico deixa o Ben formal, nobre e mais heroico porque sua espécie, no geral, é assim.
 Levando todas essas ideias em conta, imaginem que a raça do Atômico já havia se desenvolvido milhões e milhões de anos atrás, quando os galvanianos estavam em sua pré-história. Eles poderiam ser uma raça de super-heróis intergalácticos, viajando pelo cosmos trazendo justiça e paz por onde passassem. Talvez eles tenham protegido os pequenos galvanianos dos omnivorazes quando esses ainda viviam. Seja lá o que aconteceu, os galvanianos passaram a respeitar tanto esses seres por sua estatura, feitos e nobreza que eles passaram a vê-los como deuses, e talvez seu interesse em tecnologia tenha surgido numa tentativa de entender como essas criaturas funcionavam. A história dos guerreiros atômicos, passada de geração em geração, se tornou lenda, mas não foi esquecida. O símbolo que eles carregam no peito se tornou sinônimo com o ideal de paz no universo, sendo eventualmente adotado por Azmuth na construção do Omnitrix e, por um tempo, pelos Encanadores como seu distintivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário